terça-feira, 17 de novembro de 2009
Experiências
Não há defesa ao fraco e ao covarde, pois quaisquer que sejam as barreiras onde eles se escondem, elas não estarão lá para sempre. Há muito mais do que o óbvio entre o céu e a terra, entre o bem intencionado e o mal intencionado, entre a vítima e o carrasco, entre a defesa e o ataque, entre o medo e o enfrentamento, entre a liberdade e a escravidão, entre o amor e o ódio, entre o dinheiro e a pobreza.
Se há injustiça, antes dela houve justiça, assim como houve liberdade antes da prisão, fidelidade antes da infidelidade, visão antes dos olhos fechados. Mas ninguém escapa aos olhos do tempo! Quando apagamos as luzes ficamos imersos na escuridão, mas com o tempo nos acostumamos a ela e passamos a ver o que antes parecia impossível. Ninguém é capaz de fingir para sempre, pois a essência, o EU é que prevalece quando você relaxa e pensa que conseguiu o que queria, que a guerra está ganha. É aí que as luzes se acendem e a verdade é revelada.
Acredito na injustiça mais do que na justiça, não por ser descrente, mas por ser o que vejo diariamente. A injustiça acontece principalmente pelo medo e pela passividade daqueles que são injustiçados, eles preferem não lutar por medo de perder o pouco ou o nada que tem, não entendem leis, não sabem o que é humanidade, não sabem até que ponto o “manda quem pode, obedece quem tem juízo” está correto. Vão seguindo o caminho do gado, de cabeça baixa e pensando “podia ser pior” e depois reclamam que a grama do vizinho é mais verde.
Sei que o mundo é feio, mas ainda assim prefiro viver com a consciência tranquila, sabendo que não prejudiquei ninguém e acreditando que isto me trará mais do que dinheiro ou poder, me trará algo que somente os justos podem ter e os ricos não podem comprar: paz.
Houveram tempos em que confundi ser justa com fazer tudo o que os outros desejavam, hoje tenho um filtro muito maior e avalio muito bem cada detalhe das situações antes de me envolver, me arriscar e confiar em quem quer que seja.
Foi algo ruim que a vida me ensinou, mas que hoje é a melhor informação que tenho em minha própria defesa. Hoje não avalio pessoas pelo que elas dizem, pelo que elas são em relação a mim dentro da sociedade (família, amigos, colegas), mas sim por um único fator que é muito difícil de encontrar em uma pessoa: idoneidade. Digo que é difícil encontrar porque não está na identidade, na certidão de nascimento, na cara, na pele, no olhar... está muito além do que vemos, ouvimos ou tocamos e só pode ser visto através de algo ainda mais escasso: a sensibilidade.
Aprender com os próprios erros é corajoso e te fará uma pessoa forte, mas procure aprender também com o erro dos outros quando for pertinente, isto poderá te poupar de alguns sofrimentos, além de exercitar sua inteligência.
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Mulher ou mulherzinha?
Cheguei à outra conclusão, igualmente brilhante, homem gosta de mulherzinha e não de mulher.
A diferença entre mulher e mulherzinha é basicamente a frescura. A frescura que a grande maioria dos homens reclama, mas precisa!
A verdade é que os homens sempre foram os dominadores, os donos da situação, isso é cultural e, apesar de rasgarmos sutiãs por ai, de cuidarmos de casa, do marido e ainda trabalhar fora, ainda somos “seres inferiores”, ainda temos que fingir certa fragilidade para deixar o homem confiante de quem é que manda na relação. Não que eles mandem, mas eles tem que achar que mandam e é ai que entra a mulherzinha...
Se você, como eu, não é uma mulherzinha... trate de aprender a ser ou pelo menos saber fingir na hora certa. Algumas dicas pra deixar os homens seguros:
1- Não se mostre segura jamais! Homem quer que você tenha ciúme dele sempre que mexer o pescoço, que dê algum piti e faça ele ir embora no melhor da festa.
2- Sempre duvide de tudo que ele diz! Se ele disser que vai jogar futebol com os amigos fique de mal humor, faça greve de sexo, afirme incisivamente que ele está te traindo, que não te ama mais etc.
3- Sempre reclame quando ele virar pro lado e dormir depois do sexo, faça com que ele fique algumas horas conversando com você. Discutir a relação nesta hora é sempre bom! Diga coisas do tipo “você estava distante hoje, o que está acontecendo?” e faça ele explicar detalhadamente.
4- Não deixe que ele faça nada sozinho! Sempre ache que ele vai te trair e demonstre isso gesticulando, saindo batendo o pé, sempre parecendo furiosa.
5- Sempre dê escândalos, chore, brigue e se você estiver errada... culpe na TPM.
6- Nunca divida a conta e se ofenda se ele sequer parecer querer dividir (você é mulher e mulher nunca é a dona do dinheiro, é apenas quem o gasta).
7- Não queira sair com suas amigas e se encontrá-las em algum lugar no máximo cumprimente, fique sempre do lado dele e esteja sempre impecável pra ele poder se gabar pros amigos. Se você sair com suas amigas ele vai querer sair com os amigos dele e você não pode deixá-lo sozinho, você é insegura e está sempre achando que ele te trai, traiu ou vai trair na primeira oportunidade.
8- Você ser uma chata de galocha não significa que você tem que compensá-lo de outras formas! Deixe ele sempre achando que você vai compensá-lo, mas não ceda. Se ele fizer todas as suas vontades achando que você vai no aniversário da tia dele de 90 anos diga que você nunca prometeu isso a ele.
Homem que é homem teme mulheres esclarecidas, decididas, fortes, descontraídas, seguras... eles ficam inseguros, com medo de trocarmos eles pelo primeiro que passar, afinal se eles não tem que controlar nossas inseguranças, se não parecemos ciumentas e controladoras, se não demonstramos medo de perdê-los, eles não se sentem dignos, não acham que estamos com eles porque escolhemos, porque gostamos, porque temos momentos bons juntos... acham que não precisamos deles e ai vão correndo praquela maluca que enlouquece ele toda vez que sai de casa com brigas bobas e inseguranças, assim eles se sentem importantes (vai entender, né!)
Enquanto os homens não saem por ai ateando fogo em suas cuecas, vou ficando por aqui, na expectativa de que existam (ou passem existir) homens seguros em algum lugar... e de preferência que dia destes um deles passe por mim! rs
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Saudade...
Saudade do tempo em que andamos de metrô ouvindo músicas que não conheço, apesar de ter sido uma única vez.
Saudade de cozinhar, de sentir o cheiro de manjericão fresco, de tomar vinho tinto ouvindo histórias desinteressantes que me soavam como best-sellers.
Saudade de cafuné, de filme antigo, de rir do que não tem graça até que comece a ficar engraçado.
Saudade de perder tempo esperando, de ganhar tempo observando, de abrir a porta de manhã logo depois do sol nascer.
Saudade de esconder sentimentos de tal forma que acabavam ficando mais claros do que deveriam.
Saudade de dormir e de acordar quase caindo da cama.
Saudade do friozinho de perder a coberta no meio da noite fria.
Saudade da bebedeira, de sonhar, de ter certezas impossíveis.
Saudade de sentir, de respirar, de não ter uma vida boa, mas terminar o dia sorrindo.
Saudade de acreditar nos desejos possíveis, mesmo que hoje pareçam impossíveis.
Saudade de entender a saudade que bate 2 segundos depois da partida e que não passa no reencontro.
Saudade do futuro que não chegou e mais saudade ainda do futuro que me espera.
Saudade que me prendeu e que logo me libertará.
Saudade sempre haverá, pra lembrar, sorrir e suspirar, mas agora entendendo que passou e que o futuro será feliz, mas flutua e temos que saltar alto para buscá-lo.
Saudade, preciso ir embora!
quarta-feira, 3 de junho de 2009
Paz
Perdoe agora, seja o que for que te fizeram, tudo na vida tem uma razão e é um aprendizado.
Não leve tudo pro lado pessoal, às vezes as pessoas tem frustrações dentro de si e acabam descontando nos outros sem perceber ou até mesmo para reduzir sua própria culpa e tristeza.
Se gritarem com você, não permita que isso se transforme em raiva, devolva-lhe o silêncio e o silêncio se fará. Deixe passar, esqueça, compreenda que aquela raiva não é sua e, portanto, você não precisa carregá-la. O que você não tomar pra si, jamais será seu.
Seja paciente e saiba que tudo que você tem hoje é um reflexo daquilo que fez e se não está tão contente com o que tem recebido do mundo, pense no que você tem dado a ele.
Vejo a vida maravilhosa e, por isso, é desta forma que ela tem se apresentado a mim.
Estou em paz.
sexta-feira, 29 de maio de 2009
O sol já nasceu na estrada nova
E agora estou iniciando minha jornada por esta nova estrada.
O tempo passou, os tempos mudaram, mudei radicalmente fisicamente, mas aqui dentro ainda havia o mesmo sentimento passado, repetido e triste. O tempo passou e alguns destes sentimentos diminuíram, mas continuavam me perseguindo, me atormentando.
Precisei me reencontrar com meu passado pra entender os erros que cometeria no futuro. Precisei renascer para entender de onde vim, pra onde vou e como farei para chegar lá.
A vida hoje tem um novo significado, tenho força suficiente para suportar qualquer turbulência e aterrissar em segurança, sempre com os pés no chão, mas seguindo em frente, sem raízes que me segurem em um só lugar e não me permitam ver outras dimensões para minha vida, para meu entendimento, para minha sabedoria, para meu crescimento.
A energia que movimenta minha vida é a energia que transmito e hoje ela é positiva mesmo nos piores momentos. Não me desgasto com brigas, com pensamentos pessimistas, com irritações desnecessárias, apenas mudo minha direção, deixo passar a tempestade para plantar minhas flores pelo caminho.
Meu amor é imenso e é recíproco, é meu e é de quem merecê-lo.